UNE e UBES de volta pra casa!

O mês de abril de 1964 dificilmente será esquecido por nós brasileiros, pois que marca muito mais do que uma mudança de regime promovida por um golpe militar. Marca o início de uma era de terror, silêncio, repressão e violência promovidos pelo Estado, tomado de assalto pelas forças armadas. Mais do que isso, marca também o início da luta de bravos espíritos, valorosos em sua essência, pois que doaram suas vidas à causa da redemocratização do Brasil, num incessante combate contra a ditadura vigente.

Conhecidos como “subversivos” pelos órgãos de repressão, foram perseguidos, torturados, presos ou exilados e somente após a transição de regimes começamos a conhecer suas histórias e reparar os danos causados. Sabemos que a reparação, nestes casos, é algo muitas vezes inalcançável. Como se há de reparar uma mãe pela perda de um filho, ou um filho por ter sido privado de crescer ao lado dos seus pais?

Dentre os combatentes que se colocavam pela democracia e contra a ditadura estavam muitos estudantes. O movimento estudantil e suas entidades estiveram na vanguarda da resistência e a União Nacional dos Estudantes (UNE) cumpriu o seu papel, indo às ruas denunciar os arbítrios e absurdos que estavam sendo cometidos. Por essa atitude pagaram não só os estudantes, que se tornaram alvos prioritários da ditadura, mas também a própria entidade.

No mesmo dia em que o Brasil foi tomado pelos militares, 1º de Abril de 1964, a sede da UNE na praia do Flamengo, 132, foi invadida, saqueada e queimada, e a entidade atirada na clandestinidade pelo regime. Mais de 40 anos depois, entretanto, o Estado brasileiro reconhece a violência cometida, aprovando no dia 19 de Maio de 2010 o Projeto de Lei da Câmara 19/10, que indeniza a UNE pela destruição da sua sede. Esta verba, já recebeu a sanção presidencial, será utilizada na reconstrução do prédio, com um projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, na própria praia do Flamengo, de onde ela nunca deveria ter saído. É a União Nacional dos Estudantes e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas de volta pra casa! Vitória do Movimento Estudantil! Vitória do povo brasileiro!

Twittadas