DCE UFBa participa como convidado de seminário da UNE

Ocorreu entre os dias 6 e 8 do mês de Maio, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro - RJ, o primeiro seminário de direitos humanos da UNE. O DCE UFBa participou enquanto convidado do evento, levando as saudações do movimento estudantil baiano para a atividade. Foi a primeira atividade pública da nova gestão “Primavera nos dentes”.

O tema dos direitos humanos é uma das demandas mais importantes para o aprofundamento da democracia em um país que se pretende livre e soberano e o governo Lula tem ousado colocá-lo na ordem do dia. Não à toa acompanhamos um enfrentamento tão encarniçado da mídia conservadora e dos seus instrumentos de opressão em massa. Nesse sentido, “a UNE acertou em criar a diretoria de Direitos Humanos e realizar esse seminário”, como afirmou no evento o diretor de Assistência Estudantil do DCE da UFBa, Frederico Pérez. E continuou: “É preciso difundir esse debate em todas as Universidades e a tarefa da diretoria é fundamental. O Mondego deu um passo importante para a entidade ao incentivar esse seminário. Levaremos esse debate para Salvador”.

A atividade contou com presenças importantes de atuais e antigos líderes estudantis além do ilustre de Paulo Vannuchi - Ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Nos três dias de seminário ocorreram debates sobre a segurança pública, o combate às opressões, e o PNDH-3, com destaque para a mesa de encerramento que contou com a presença do Ministro, com o tema: “Comissão Nacional da Verdade : Só as Feridas Limpas Podem Cicatrizar”.

Ao final do evento, através da assessoria do ministro, foi colocada a vontade de Vanucci de construir uma atividade sobre direitos humanos em Salvador. O DCE se colocou a disposição tirando um indicativo para o final do mês de agosto concretizá-la tendo em vista a importância do tema.

Twittadas