CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Características da clientela de um centro de tratamento para dependência de drogas

por PASSOS, Sônia R. L. and CAMACHO, Luiz A. B. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
PASSOS, Sônia R. L. and CAMACHO, Luiz A. B. 1998 São Paulo São Paulo

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Revista de Saúde Pública São Paulo  

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Site Texto integral 9 Português

Resumo

Os pacientes em sua maioria eram homens, jovens, solteiros ou que viviam sós, da raça branca e com baixa inserção profissional. A média de idade de início do consumo de droga foi de 17,4 anos, e a proporção de indivíduos com mais de 9 anos de escolaridade foi de 51,8%. Trinta e seis porcento eram filhos de pais separados, 14% foram abandonados pelos pais na infância e 14% perderam os pais por morte. Abuso físico na infância foi referido por 16% dos pacientes, e o pai era o perpretrador em 68% dos casos. A cocaína foi a droga mais consumida, seja isoladamente (34%) ou com outras drogas (52%). Observou-se redução do consumo de maconha e de usuários de drogas por via injetável e aumento na proporção de consumidores de cocaína.

Palavras Chave Dependência a substâncias, reabilitação. Pacientes ambulatoriais. Psicopatologia. Fatores socioeconômicos.
Link http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89101998000100009&lng=pt&nrm=iso
Referência para Citação PASSOS, Sônia R. L. and CAMACHO, Luiz A. B. Características da clientela de um centro de tratamento para dependência de drogas. Rev. Saúde Pública, Fev 1998, vol.32, no.1, p.64-71.
Observação Material linkado com o SciElo? .


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar