TV digital fica para dezembro de 2007
Fonte:
Agencia Estado
A previsão inicial era de que a TV digital chegasse à capital de São Paulo no primeiro semestre do ano que vem mas, com o atraso na publicação da portaria com seu cronograma de implantação, a estréia ficou para dezembro de 2007. "A portaria será publicada ainda esta semana", garantiu hoje Marcelo Bechara, assessor jurídico do Ministério das Comunicações, durante o evento Futurecom, em Florianópolis.
O decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 29 de junho dava 30 dias para a divulgação do cronograma. "Nós resolvemos abrir a discussão dentro do governo", explicou Bechara, ao falar sobre o atraso. "O decreto definiu que o Ministério das Comunicações iria elaborar o cronograma, e acabamos envolvendo também o Comitê Executivo do Sistema Brasileiro de Televisão Digital, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e a Casa Civil."
As emissoras de São Paulo terão até 29 de dezembro deste ano para entrar com a requisição de um novo canal, que será usado para transmitir o sinal digital. Depois, terão seis meses para definir o projeto de digitalização e mais 18 meses para colocar o sinal no ar. Em São Paulo, as redes de TV combinaram de entrar todas juntas com a transmissão digital. Em meados do ano que vem, será a vez das emissoras do Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Fortaleza pedirem o novo canal. Elas não irão pagar nada por isso.
Por 10 anos, as redes irão transmitir, ao mesmo tempo, os sinais analógico e digital, em paralelo, para dar tempo ao espectador atualizar sua televisão. Depois disso, terá que devolver um canal. A TV digital permite imagem melhor, com a chamada alta definição, som em seis canais e multiprogramação, a transmissão de mais de um programa em um só canal. Ela também possibilita a interatividade, com serviços parecidos com os da internet. O Brasil escolheu o padrão japonês, incorporando algumas mudanças sugeridas por pesquisadores locais.
--
SissiLucena - 08 Oct 2006