Esse é o rascunho do formulário para o prêmio Da Fund. Banco do Brasil
Temos até o dia 17 para enviar pela página da fundação. ao lado de cada item tem o numero de caracteres maximo permitido
Problemas apresentados - 6100
O cenário construído pelas políticas de inclusão digital no Brasil são recorrentes em alguns aspectos que acabam por se naturalizar diante do processo veloz de informatização do país. Entre esses aspectos está a tendência a padronização de soluções, aquisição de equipamentos em massa, ajustamento a lógica mercantilista e aos monopólios, em especial da indústria de software proprietário. Ainda temos um longo caminho a ser trilhado no que diz respeito a democratização de acesso a informação e aos benefícios políticos, econômicos, sociais e culturais possíveis diante do uso da Internet. No entanto, o desenvolvimento nessa área não pode estar sujeito, apenas, a critérios quantitativos e/ou técnicos. É necessário pensar no tipo de inclusão digital que interessa ao país, que apresenta carências ainda não superadas (fome, miséria, analfabetismo, desemprego etc.). No nosso contexto é fundamental falarmos em inclusão socio-digital, ou seja, é necessário conceber as tecnologias da informação e comunicação como elementos fundamentais para a promoçao de um outro padrão social, baseado na justiça, na democracia, na participação ativa e na cidadania plena dos sujeitos sociais. A universidade, apesar de sua crise atual, tem um papel decisivo nesse debate, como espaço de referência para a produção de conhecimento e tencologias. A Faculdade de Educação da UFBA vem sendo desafiada a pensar nos processos educativos que compreendam o seujeto imerso no mundo contemporrâneo, de comunicação generalizada, sem que tenhammos a garantia do próprio direito a comunicação e a educação. A Faculdade acolhe movimentos que defendem a necessidade da criação de condiçoes de acesso e, especialmente, de apropriação coletiva dos meios de produçao de informações. Essa condição irá ossibilitar que os cidadãos exercitem plenamente e ativamente a sua participação no mundo atual. O projeto Tabuleiros Digitais manifesta esses princípios, buscando contextualizar e construir um sentido social, compartilhado e local para a democratização de acesso público a Internet, no Estado da Bahia.
Objetivos - 3400
Favorecer a inclusão digital de toda a comunidade acadêmica
instalar ambientes de formação e desenvolvimento da cultura digital
Oportunizar uma aplicação das tecnologias da informação e comunicação considerada como base material para a expansão da lógica de redes como forma de organização social
Criar um "móvel baiano para a Sociedade da Informação"
Metas - 3400
Implantaçao de tabuleiros digitais no município de Irecê/BA
Soluçao adotada – 4000
Montagem e disponibilização dos Tabuleiros Digitais. Esse nome foi inspirado nas estruturas de madeira nas quais as baianas vendem acarajé na Bahia, a mesma usada para apoiar os computadores: uma tábua, acompanhada de um banquinho sem encosto, dá a idéia de informalidade e rapidez que caracteriza o projeto.
Para a cultura e aeducação,libertarem-se dos softwares proprietários é um grande desafio, já que a possibilidade de independência no acesso aos códigos fontes está intimamente associada à inúmeras outras possibilidades como a independência de fornecedores centralizados que dominam o mercado e a ampliação de uma rede colaborativa, dimensão fundamental para estas áreas. A montagem de uma agenda afirmativa para a nossa inserção nesse projeto de sociedade é muito importante, paratanto, é necessário a ampliação do acesso ao mundo tecnológico para os agentes produtores de culturas, entre os quais estão(ou deveriam estar!)os professores. Essa inserção precisa ter como horizonte a preparação de cidadãos plenos para a interação com esse universo de informação e comunicação porque precisamos estar atentos para que não se crie mais uma desigualdade nesse país já tão desigual.Os tabuleiros vão possibilitar que computadores conectados a Internet, enquanto elementos estruturantes de novos processos,tragam para o cenário atual a formação de produtores de proposições, de culturas e conhecimentos e não de simples consumidores de informações.
Resultados alcançados – 3400
Acesso público, gratuito, rápido e praticamente initerrupto a Internet.
Experimentação de uso e popularização de software livre.
Convivência entre comunidade externa (estudantes de outras unidades da universidade, alunos de escolas públicas das proximidades, visitantes eventuais da universidade, trabalhadores e moradores dos locais mais proximos e de outras localidades distantes da Faculdade) e comunidade interna a Faculdade.
Mecanismos de acompanhamento – 5100
Pesquisa de usuários desenvolvida pelo GEC, bem como pesquisas sobre inclusão digital, pesquisas sobre formação de professores e Educação a Distância. O GEC é o grupo de pesquisa ligado a Pós-Graduação em Educação da própria FACED, formado por professores efetivos da faculdade e visitantes tanto de universidades brasileiras como de outros países, mestrandos, doutorandos e estudantes de graduação que tem bolsas de iniciação científica ou estão escrevendo monografias como trabalho de conclusão de curso.
Formas de transferencia – 2500
experiência ampliada para outras localidades. Experimentaçao de versoes de plataformas em SL. Apoio a desenvolvedores de software livre, com base na distribuição linuz KURUMIM. Vivência de mecanismos de aprendizagem coletiva e auto-gestão em ilhas de acesso livre e gratuito a Internet. Experimentação de uso dos computadores sem monitoramento nem controle institucional, com revezamento dos usuários seguindo o princípio de auto-organização em espeço aberto, público. Contribuiçao com a construçao de conhecimento através da produçao de teses, dissertaçoes e monografias.
Recursos – 700
30 computadores, moveis com desing próprio, instalaçoes elétricas e de rede. São ilhas de 4 ou 2 computadores, com instalações na parte central.
Valor –
50.000,00
Publico alvo
professores
alunos da educação básica,
alunos do ensino superior
populaçao em geral
Quantidade
1000 ???
1000
1000
Parceiros
Petrobrás
ANEXOS – carregar .pdf
""
• Para incluir imagens digitalizadas (fotos, reportagens, etc.) que comprovem os resultados e impactos gerados pela tecnologia, clique em Procurar, preencha todos os campos do formulário e clique em Gravar.
• Caso queira enviar outros tipos de anexos a FBB (fitas de vídeos, fotografias, publicações, etc.), preencha apenas o campo Descrição. Nele deve ser postado um aviso de que o material será enviado via Correios, conforme as instruções do item 2.3 do regulamento.
""
descriçao do anexo – 500
--
AlessandraPicanco - 02 Jul 2005