O livro digital: usos, possibilidades e limites

Objetivo(s) e justificativa(s)

Ao longo dos últimos anos tem se intensificado a discussão sobre a presença generalizada das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em todas as esferas da sociedade e observamos de modo especial a chegada de diversas tecnologias no universo da educação. O final do século XX foi marcado por um forte desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, pelo desenvolvimento das ciências da computação e do vertiginoso incremento da rede internet, trazendo radicais modificações na forma como se vem produzindo os conhecimentos, conceitos, valores, saberes e de como as relações entre as pessoas e as máquinas se (re)significam, impulsionadas pela (oni)presença das tecnologias da informação e comunicação. Vivemos a chamada sociedade em rede (CASTELLS, 2005), estejamos ou não conectados a computadores e à internet. Diante dos renovados modos de vida na cibercultura (LÉVY, 1996) as mídias digitais precisam estar presentes na escola concorrendo para que essa deixe de ser mera consumidora de informações produzidas alhures e passe a se transformar em produtores de culturas e conhecimentos. Sabemos que as mídias digitais estão substituindo as tradicionais em uma variedade de aplicações e a uma velocidade vertiginosa. Essa transição é o que NEGROPONTES (1995) chamou de cultura da passagem dos átomos para bits. Nesse sentido, a posse física da informação na forma de um produto específico como o livro parece se encaminhar para o acesso on-line, na forma do livrodigital. Nesse contexto, a pesquisa objetiva identificar e analisar os usos, as possibilidades e os limites do livro digital, a produção e publicação de livros/texotos em versão eletrônica, desenvolvidos por professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação, daFaculdade de Educação, da Universidade Federal da Bahia; seus hábitos como ciberleitores e ciberautores; os modos de construção, reorganização e assimiliação de novos referenciais cognitivos dos processos de leitura e escrita de textos em formato eletrônico, bem como a cultura e os comportamentos oportunizados por essas experiências.

Metodologia

Para tecer o ambiente de aproximação e reflexão em torno do tema será feita uma pesquisa bibliográfica que complemente significativamente os títulos listados abaixo. O referencial deve dar conta de temáticas como: cibercultura, sociedade em rede, cultura digital, práticas de escrita e leitura de livros em formatos eletrônicos. As reflexões desenvolvidas por intermédio do diálogo contínuo com estudiosos devem incluir a fluidez com que as informações e os conhecimentos se transformam em sites, diretórios e arquivos que são criados e desativados, textos disponíveis e suprimidos. Tal situação gera problemas que precisam ser enfrentados, como exemplo, a incerteza se o texto estará disponível amanhã no mesmo endereço. A escrita e a leitura on-line não são mais experiências separadas. Cada vez mais se discute e promove experiências coletivas (colaborativas) de escrita e leitura. Essa realidade exige novo tratamento com os instrumentos legais de propriedade intelectual, para que se encontre um equilíbrio entre a proteção ao direito autoral e o interesse público maior em assegurar o mais amplo acesso possível ao conhecimento. Parte significativa desse levantamento deve ser feito na internet, em especial no Projeto Gutemberg (www.prono.net/pg/). Estratégia metodológica complementar será a aplicação on-line de questionário aos professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal da Bahia, com a finalidade de identificar os usos, possibilidades e limites da produção e consumo compartilhados de livros digitais no trabalho acadêmico, assim como suas experiências em escrita e publicação em versão eletrônica. A partir da leitura e análise das referências identificadas é que será possível estabelecer uma visão mais ampla dos modos como esses professores e alunos lêem e escrevem livros/textos em versão eletrônica.

Viabilidade

A pesquisa está integrada ao grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (www.gec.faced.ufba.br), vinculada à Linha de Pesquisa Currículo e (In)Formação do Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, da Universidade Federal da Bahia. Por se tratar de uma pesquisa bibliográfica (em bibliotecas da UFBA e em bibliotecas virtuais, via internet) e de uma pesquisa em rede com professores e alunos deste mesmo programa de pós-graduação consideramos que a própria faculdade possui as condições de infra-estrutura para que o projeto seja desenvolvido no período de um ano, com a participação de dois bolsistas, sem necessidade de aporte de recursos financeiros para o seu desenvolvimento.

Resultados e impactos esperados

O que se espera da pesquisa é um incremento no conhecimento dos pesquisadores, e membros do grupo de pesquisa GEC, com a aquisição de novos conhecimentos a cerca das tecnologias digitais e as interfaces com a educação, numa particular atenção para novos hábitos de escrita e leitura a partir de livros/textos digitais. Ao mesmo tempo buscamos incentivar e divulgar as potencialidades do livro digital na vida acadêmica, discutir e apontar meios para superar dificuldades e limites de usos dos livros em formato eletrônico. A ampliação dos horizontes de compreensão do tema e do objeto da pesquisa deve ser traduzida na produção e publicação de artigos, como forma de sociabilizar os resultados do estudo com outros estudiosos e grupos de pesquisa; na participação em seminários da área, em nível nacional e nacional, com o objetivo de divulgar a pesquisa e fortalecer o debate sobre o tema; na alimentação do banco de dados público do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias.

Cronograma de execução

Agosto de 2008 a Janeiro de 2009

1. Levantamento bibliográfico, em livros impressos e em versões eletrônicas, em bibliotecas físicas e bilbiotecas virtuais, e em sites específicos; 2. Leitura das referências bibliográficas coletadas; 3. Aplicação do questionário on-line aos professores e alunos da pós-graduação em educação; 4. Análise dos dados; 5. Redação preliminar de dois artigo (um sobre as práticas de leitura de livros/textos em versão eletrônica, por um bolsista e outro sobre as práticas de escrita coletivas e colaborativas e publicação de livros/textos em versão eletrônica, por outro bolsista.

Fevereiro de 2008

1. Redação do relatório parcial da pesquisa

Março/Maio de 2009

1. Concluir a redação dos artigos 2. Apresentação do trabalhos em evento acadêmico 3. Publicação eletrônica dos artigos.

Junho/julho de 2009

1. Relatório final da pesquisa.

Referências bibliográficas

BARON, Georges-Louis, BRUILLARD, Eric e PASSARDIÈRE, Brigitte. Le livre életronique. Paris, Revue Sciences et Techniques Educatives, 1999.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. Tradução de Roneide Venâncio Majer. São Paulo, Editora Paz e Terra, 8 edição, 2005.

NEGROPONTES, Nicolas. A vida digital. Tradução de Sérgio Tellarroli. São Paulo, Companhia das Letras, 1995.

KATZENTEIN, Ursula. A origem do livro. São Paulo, Hucitec, 1986.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias. O novo ritmo da informação. Campinas, Papirus, 2007.

LÉVY, Pierre. O que é o virtual? Tradução de Paulo Neves. São Paulo, Editora 34, 1996.

LEVACOV, Marília. Bibliotecas virtuais. In MARTINS, Francisco e SILVA, Juremir Machado. (org.) Para navegar no século XXI. Tecnologias do imaginário e cibercultura. Porto Alegre, Sulina/Edipucrs, 1999.

MARTINS, Francisco e SILVA, Juremir Machado (orgs.) A genealogia do virtual. Comunicação, cultura e tecnologias do imaginário. Porto Alegre, Sulina, 2004.

PRETTO, Nelson. Escritos sobre educação, comunicação e cultura. Campinas, Papirus, 2008.

TURKLE, Sherry. A vida no ecrâ. A identidade na era da internet. Tradução de Paulo Faria. Lisboa, Relógio D´Água, 1997.

Plano de trabalho dos bolsistas


Página com dados da Pesquisa - Marildes

Página com dados da Pesquisa - Raquel


Título: O livro digital: práticas de escrita colaborativa e publicação on-line

Aluna: Milena Machado

Resumo:
Esta parte da pesquisa objetiva investigar as práticas e hábitos de escrita em rede, de modo coletivo e colaborativo, e de publicação on-line, desenvolvidas por professores e alunos da pós-graduação em educação, da faculdade de educação, da universidade federal da Bahia. Cabe a bolsista ampliar a pesquisa bibliográfica em livros impressos e em livros digitais, ler e sistematizar o material encontrado, elaborar e aplicar o questionário, on-line, entre professores e alunos que formam o corpus da pesquisa e analisar os dados obtidos. É também sua responsabilidade redigir a primeira versão de um artigo e preparar o relatório da pesquisa. Não menos importante, contudo, é sua integração ao conjunto dos trabalhos do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias - GEC, inclusive freqüentando os seminários centrados em outras pesquisas do grupo. A bolsista participará tanto das discussões temáticas mais específicas como das atividades de aprofundamento teórico-metodológico mais gerais.

Justificativa da escolha do aluno:
A aluno Milena Machado cursa a licenciatura em pedagogia, participa regularmente das atividade do grupo de estudos em cibercultura, e participa também do grupo de pesquisa em Educação Comunicação e Tecnologias - GEC, na faculdade de Educação.

Objetivos específicos da bolsista:

  1. Compreender as possibilidades e limites do livro digital na educação;
  2. Investigar práticas de escrita, coletiva e colaborativa, e publicação de livros/textos em formato digital, de professores e alunos do programa de pós-graduação em educação - FACED-UFBA;
  3. Potencializar usos do livro digital na sua vida escolar cotidiana;
  4. Produzir e publicar, em versão eletrônica, em parceria com o orientar, um artigo sobre o tema;
  5. Apresentar o trabalho em evento acadêmico.

Resultados específicos da bolsista:

Ao concluir a pesquisa é esperado que a aluno apresente os seguintes resultados:

  1. Demonstre, em apresentações no grupo de estudos e em eventos acadêmicos, compreensão e domínio teórico sobre o tema estudado;
  2. Desenvolva o hábito de leitura de livros/textos em formato eletrônico;
  3. Escreva um artigo sobre os usos, possibilidades e limites da produção em rede de textos, de modo coletivo e colaborativo, e sobre hábitos de publicação de textos em formato eletrônico, por parte dos professores e alunos do programa de pós-graduação em educação - FACED-UFBA;
  4. Alimente o banco de dados público do Grupo de estudos Educação, Comunicação e Tecnologias com bibliografias e resultados da pesquisa;
  5. Tendo em vista que o PIBIC está orientado para o aprimoramento da formação teórico-metodológica e técnica do estudante de graduação, considera-se um resultado fundamental o crescimento intelectual do bolsista e sua qualificação para a pós-graduação.

Cronograma específico de execução:

Agosto de 2008 a Janeiro de 2009

  1. Levantamento bibliográfico e de sites específicos;
  2. Leitura das referências bibliográficas coletadas;
  3. Aplicação do questionário on-line aos professores e alunos da pós-graduação em educação;
  4. Análise dos dados;
  5. Redação preliminar de um artigo;

Fevereiro de 2008

  1. Redação do relatório parcial da pesquisa

Março/Maio de 2009

  1. Conclusão da redação do artigo
  2. Apresentação em evento acadêmico
  3. Publicação em versão eletrônica do artigo

Junho/julho de 2009

  1. Relatório final da pesquisa

Página Inicial >> WebPesquisa
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r8 - 22 Jun 2009 - 21:21:28 - JoseildaSampaioDeSouza?     |     Copyleft Faced-UFBA