> > |
META TOPICPARENT |
name="Periodo20072008" |
Vídeo-aula
“COMO INSTALAR UMA RÁDIO WEB”
PARTE 1 - INTRODUÇÃO
Nesta vídeo-aula iremos demonstrar os procedimentos de como instalar uma rádio web baseada na solução utilizada pela rádio FACED web, gerida pelo Grupo de Pesquisa em Educação, Comunicação e Tecnologias da Faculdade de Educação da UFBA.
Uma transmissão pela web diferenciasse da radiodifusão convencional por diversas vantagens:
alcance mundial; facilidade de implantação; ausência de regulamentação; possibiliade de maior interatividade entre transmissor e receptor; segmentação da programação; maior facilidade de manuntenção; dispensa armazenamento em discos pelo usuário;
Um ponto extremamente importante na transmissão de áudio via web é a tecnologia que chamamos de streaming. O streaming é um fluxo contínuo de pacotes que são enviados, pela rede, até os receptores, que são decodificados e executados num player em tempo real e sem a necessidade de download.
Então, podemos classificar uma rádio web quanto ao seu tempo de transmissão em Live Streaming ou On Demand. Live Streaming é transmissao síncrona ou “ao vivo”, onde o ouvinte escuta o que está sendo executado pela emissora de radio; On Demand é a transmissão assíncrona, onde a programacao fica a disposição do ouvinte para que este escolha quando e o que ele irá acessar;
Como poderemos observar, a forma em que os dados são passados aos ouvintes-usuários através desta solução é em Live Streaming.
Bom, nós utilizaremos o sistema operacional Debian GNU/Linux, uma plataforma livre. Para um software livre ser livre, ele deve ter quatro liberdades:
1- A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito;
2- A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades. Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade;
3- A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa beneficiar o próximo;
4- A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie
O padrão de compressão do áudio é o Ogg Vorbis, ou seja, não utilizamos o formato mp3, por ser um formato proprietário.
Por fim, os programas quais iremos nos ater são dois: icecast e ices.
O icecast é o servidor da rádio. Transmite o streaming. Ele permite que haja vários rádios “montadas” nele e faz a ponte entre o decodificador e os clientes que vão acessar o streaming.
O ices é o programa que envia o áudio para o servidor. Ele pode ler os arquivos diretamente do disco rígido. Assim como, codificar diretamente da placa de som em tempo real, ou seja, capturar a entrada. E, pode tocar também uma playlist, isto é, uma lista com os nomes e caminhos no HD dos arquivos de áudio (seja música ou outro arquivo qualquer).
SIMULAÇÃO GRÁFICA
EXEMPLO DE PLAYLIST
PARTE 2 – ICECAST E ICES2
Uma web rádio utilizando uma solução baseada no software livre ices2 apresenta diversas características, como:
Viabiliza a utilização de computadores de baixo custo.
Simplifica o processo de instalação (apt-get).
Permite a automação da operação.
Compatível com codec de áudio livre de patente (Ogg Vorbis).
Permite a execução de uma web rádio em um computador utilizado simultaneamente para tarefas básicas de escritório.
Execução simultânea de várias rádios web em um mesmo computador.
Opera com ou sem interface gráfica independente do ambiente desktop escolhido.
Grava automaticamente toda a transmissão feita ao vivo em arquivos Ogg Vorbis no mesmo computador onde o Ices2 é executado.
Torna desnecessária a utilização de um tocador de mídia (xmms, etc) na máquina de transmissão da rádio.
Antes de iniciar a instalação é preciso verificar se voce já possui o servidor icecast instalado em alguma máquina e que voce possa utililizá-lo. Pois assim, evita uma instalação desnecessária. Caso sim, procure o IP ou o hostname dele, pois será útil quando formos configurar o ices.
INSTALAÇÃO DO ICECAST
Para instalar o ices2, abra o terminal clicando no ícone “Terminal”, localizado no painel, ou clique em “Aplicações --> Acessórios -> Terminal”. Lembre-se que voce deve estar como “root”, ou seja, como superusuário. Para isso, digite 'su', e entre com a senha.
Depois disso execute o seguinte comando para a instalação do ices2.
“apt-get install ices2”
Após feita a instalação, crie uma pasta, onde colocaremos todos os arquivos necessários à transmissão, como os de configuração e a playlist. Abrimos um outro terminal e dentro da pasta do usuário local, digitamos
“mkdir radio”
Pronto. A pasta radio foi criada.
Feito isso, vamos agora gerar a playlist com todos os arquivos que irão “tocar” na rádio. Para gerar esser arquivo a partir de sua coleção de músicas em formato ogg vorbis, verificamos primeiramente o nome da pasta em que ela está localizada, após isso, oberve o caminho do diretório onde ela está, pois será necessário.
Agora, abra o terminal, acesse a pasta radio e execute o seguinte comando:
“find diretorio_com_os_arquivos/ > playlist.txt”
No parâmetro diretorio_com_os_arquivos/, coloque o caminho onde estão os conteúdo de áudio.
Agora já criamos um arquivo com a lista de todos o conteúdo desejável para a transmissão.
Vamos então ao passo seguinte: configurar o ices2. Acesse o site da rádio FACED para copiar o modelo de configuração que foi desenvolvido por programadores, e que não precisamos digitar linha por linha.
1- Acesse http://www.radio.faced.ufba.br;
2- No lado superior e esquerdo, clique em “Como funciona”
3- Logo abaixo, clique em “Atual Configuração utilizada pela Rádio FACED web”
4- Após isso, onde visualizamos “Arquivos de configuração do ices2”, clique em “Playlist”. Desta forma, iremos configurar um arquivo para transmitir dados a partir de uma playlist, ou seja, uma lista com os caminhos dos diretórios onde estam os diversos áudios existentes no HD.
5- Selecione todo o conteúdo mostrado e copie.
6- Abra um editor de texto e cole.
7- Salve este arquivo na pasta “radio” com a extensão xml, por exemplo: config_playlist.xml
Observamos neste arquivo em formato xml, diversos parâmetros que podemos alterar. Voce pode pesquisar na internet o significado de cada. Contudo, iremos nos ater em apenas alguns mais importantes, que são necessários para a correta implantação da rádio: logpath, logfile, name, genre, description, module, type, file, random, hostname, port, password e mount.
PASSOS DA CONFIGURAÇÃO
Abra o terminal e “rode” o seguinte comando:
“ices2 config_playlist.xml”
Pronto! Rádio montada. Verifique no servidor icecast se sua rádio está on-line e quais outras estão também.
-- FabricioSantana - 07 Jul 2008 |